
As tradições mantêm-se! La Chandeleur, em França, a 2 de fevereiro e o Dia dos Crepes, na nossa Escola no dia seguinte, ou por lá perto.
O dia corresponde à Nossa Senhora das Candeias, Candelária ou apresentação de Jesus no Templo, efeméride que ocorre 40 dias após o Natal, e a proximidade da chegada da primavera com o fim dos dias escuros do inverno. A celebração religiosa cristã coexiste com a tradição pagã.
Aos alunos do 3º CEB, coube a tarefa de divulgação da atividade e aos alunos do 12º A, a tarefa de confecionar e vender crepes no átrio, durante os intervalos da árdua tarefa de aprender, alguma coisa, na sala de aula.
Com a supervisão dos professores de Francês e a participação dos alunos, este evento proporcionou um momento de diversão e de aprendizagem gastronómica, bem como, um melhor conhecimento da cultura francesa.
Há quem diga que a forma redonda dos crepes representam o Sol, não será devido à forma circular das frigideiras onde são confecionados ou ao espalhar concêntrico da massa em cima de um disco elétrico.