Erasmus+, Math + Games x Innovation = Fun2
3 a 8 fevereiro 2025, San Cristóbal de La Laguna, Tenerife
Este é o relato da viagem e do curso proporcionados pelo Centro de Formação EduFor no âmbito do programa Erasmus+, 2Teach4eu – Math + Games x Innovation = Fun2.
Agradeço a oportunidade de formação ao EduFor e ao formador Brendan Gaffney da Europass Teacher Academy de La Laguna, Tenerife, e o apoio do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
No primeiro dia o formador Brendan Gaffney promoveu um intercâmbio enriquecedor ao colocar diversas questões sobre o ensino de Matemática ao grupo de 15 professores de diversos países, Itália, Suécia, Islândia e Portugal. De Portugal fomos quatro professores de quatro Agrupamentos associados ao nosso centro de formação, EduFor.
Deixo aqui algumas dessas questões colocadas que têm a sua pertinência:
- Porque as crianças/ jovens detestam Matemática?
- Quais os conceitos matemáticos mais difíceis de ensinar na escola primária?
- Quais são os desafios que enfrentamos ao ensinar Matemática?
- ….
O curso permitiu refletir e explorar técnicas de aprendizagem para ajudar os alunos nas suas aprendizagens.

Para terminar este dia, cada escola fez a sua apresentação. O vídeo da minha apresentação ao grupo foca, para além da escola e suas atividades/ projetos, o vibrante Carnaval de Canas de Senhorim, pois Tenerife é conhecido por ter o segundo maior Carnaval mais famoso do mundo.
Pela manhã do segundo dia, fomos envolvidos, em grupos, numa atividade de exploração na cidade de La Laguna para encontrar números em diferentes contextos e pensarmos em atividades para envolver os alunos. O objetivo é tornar a aprendizagem da Matemática mais divertida, dinâmica e prática.



Pela tarde tivemos uma visita guiada pela cidade de San Cristóbal de La Laguna e a sua história. O seu nome vem de uma lagoa que existia na região quando os colonizadores espanhóis chegaram no século XV. Essa lagoa foi um ponto de referência importante para as primeiras comunidades. La Laguna foi a primeira capital de Tenerife e hoje é conhecida pelo seu centro histórico, que preserva a estrutura colonial original e é Património Mundial da UNESCO.
Antes da chegada dos espanhóis, a região já era habitada pelos Guanches, o povo indígena das Ilhas Canárias. O nome Ilhas Canárias tem origem no latim “Canariae Insulae”, que significa “Ilhas dos Cães”. Segundo os historiadores, o nome veio dos grandes cães encontrados pelos primeiros exploradores. Outra teoria sugere que os “cães” poderiam ser os habitantes indígenas que os espanhóis os comparavam a cães devido à sua bravura.



Todos os dias, pela manhã foi colocado um enigma.
Qual é soma total dos pontos nas onze faces ocultos dos dados?


Durante a manhã do terceiro dia de formação partilhamos jogos de tabuleiro, em pequenos grupos. Esta atividade permitiu-nos conhecer diversos jogos, conhecer os seus objetivos e as faixas etárias apropriadas.
Em equipa, desenvolvemos uma atividade de Escape Room, com desafios e enigmas. Todas as atividades foram apresentadas permitindo a troca de ideias, estratégias e plataformas utilizadas.
A troca de ideias foi uma constante nas atividades desenvolvidas na formação, permitindo a partilha de conhecimentos e fortalecer o trabalho de equipa.
A manhã do quarto dia começou com uma troca de ideias sobre como integrar a Matemática com a alimentação e as atividades físicas. Como atividade prática, fomos ao mercado de La Laguna pesquisar preços dos ingredientes para a confeção de três pratos típicos da culinária espanhola, Gazpacho, Papas Bravas e Salsa de Tomate. Estimámos o custo da sua confeção calculando proporções. A experiência mostrou a aplicação da matemática no dia a dia de forma prática e dinâmica.
O programa Erasmus+ vai para além da formação, proporcionando um enriquecimento cultural, novas experiências e amizades inesquecíveis. É uma oportunidade de conhecer novos lugares e ampliar horizontes.
A Ilha de Tenerife tem paisagens deslumbrantes e variadas: algumas transmitem calma e serenidade, enquanto outras, mais agrestes, impressionam pela força da natureza. Para ilustrar essa diversidade, deixo aqui algumas das fotografias mais emblemáticas da ilha.






Na última sessão deste programa Erasmus, concluímos uma semana intensa de trabalho e aprendizagem. As diversas equipas/países apresentaram os projetos que desenvolveram ao longo dos dias, demonstrando criatividade e colaboração.
Todos os participantes receberam os certificados de participação e conclusão do curso, marcando o fim desta experiência enriquecedora.

Para encerrar da melhor forma esta incrível experiência Erasmus, a Europass Academy de Tenerife proporcionou-nos uma visita guiada ao deslumbrante Parque Nacional de El Teide. Este parque, localizado em Tenerife, abriga o vulcão Teide, que é o pico mais alto da Espanha, com 3 718 metros de altitude, o terceiro vulcão mais alto do mundo a partir do fundo do oceano e um dos mais visitados da Europa. O parque é famoso pelas suas paisagens vulcânicas únicas, formações rochosas impressionantes e flora adaptada ao ambiente árido.
Foi uma oportunidade única apreciar a beleza natural deste local icónico.





No vídeo seguinte dou-vos a conhecer um pouco de Tenerife através da minha lente…