Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim

Ai eu já pensei mandar pintar o céu em tons de azul… são os primeiros versos da canção “Anzol”, dos Rádio Macau, que enaltecem a cor azul. No passado 2 de abril, o AZUL serviu para comemorar este dia uma vez que o Departamento de Educação Especial sugeriu que comunidade escolar se apresentasse na escola vestida com uma peça de roupa azul para a chamar à atenção e informa-la para este distúrbio neurobiológico: o autismo. Ao mesmo tempo, realizaram-se outras atividades com a finalidade de contribuir para a sensibilização, inclusão e igualdade de oportunidades para todos, independentemente das suas condições físicas ou psíquicas. As atividades foram dirigidas aos alunos, professores e restante comunidade educativa para que se derrubem os preconceitos existentes. Por tudo isto, espera-se consolidar e melhorar a imagem do Agrupamento na vertente das condições físicas e organizacionais assim como, consolidar o desenvolvimento de um bom ambiente organizacional que se reflita nas relações entre os vários intervenientes da comunidade escolar (alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação).

Estas e outras iniciativas de consciencialização vêm sendo tomadas, um pouco por todo o mundo, desde o dia 18 de dezembro de 2007, data instituida pela ONU. Aliás, a Autism Speaks, foi a precursora do Abril Azul que surgiu primeiramente nos EUA, em 2007. A escolha da cor azul, que representa a “serenidade, harmonia e confiança” características fundamentais para o desenvolvimento de pessoas com este distúrbio neurobiológico, tem sido utilizada para simbolizar as campanhas de consciencialização.

Em Portugal, existe a Federação Portuguesa de Autismo que tem por missão principal defender os direitos das pessoas com autismo.