Foi este o tema que esteve na base dos trabalhos, que as alunas Maria Moura e Carolina Silva do 11º ano, submeteram a concurso no âmbito do programa “Euroscola 2025”, que tem como prémio final uma visita ao Parlamento Europeu.
No dia 9 março 2025, compareceram no Solar dos Peixotos, em Viseu, além do nosso Agrupamento, as Escolas Secundárias Emídio Navarro e Alves Martins, ambas de Viseu, o Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul, o Agrupamento de Escolas de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira para apresentarem os seus projetos na fase distrital. De destacar a excelente prestação das nossas alunas e o modo como representaram dignamente a escola.
Esta última escola foi declarada a vencedora depois de terem sido avaliados os trabalhos escritos e a sua apresentação oral e será agora avaliada por um júri nacional. Apesar de não terem sido vencedores nesta etapa, nossos alunos experienciaram com os seus pares a prática da democracia parlamentar.
O projeto Euroscola foi criado em 1990 pelo Parlamento Europeu com intuito de estudantes do ensino secundário participarem num exercício de simulação do trabalho dos deputados no Parlamento Europeu.
