Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim

Para celebrar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore (21 de março de 2025) foram desencadeadas diversas ações, uma semana depois, das quais se salientam: a plantação simbólica de uma árvore Liquidambar styraciflua num dos canteiros jardinados da escola, pelos alunos do 12º ano; os alunos do 10º ano fizeram uma sementeira sustentável com castanhas, bolotas e pinhões e os alunos do 11º e 12º ano levaram para casa pinheiros mansos e medronheiros para plantar (oferta dos Viveiros Fernando Batista).

Durante toda a manhã deste dia 27 de março, a ÁRVORE foi o centro das atenções! O objetivo principal, era sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico,

 como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Apesar de se saber que as florestas são responsáveis pela produção de oxigénio e renovação do ar, como também pela produção de bens e de alimentos, a sua redução tem-se verificado de forma significativa. Só pontualmente se têm realizado ações de arborização e reflorestação ainda que se saiba, que cerca de 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de dióxido de carbono. Esta preocupação com a árvore, em particular, e com a floresta, na generalidade, vem do longínquo ano de 1872, quando um jornalista e político americano promoveu uma ação de plantação ordenada de árvores. Em Portugal, celebrou-se  o 1º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972 e a 1ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913.