
Na tarde do passado dia 29 de abril (terça-feira), a comunidade escolar participou numa caminhada de hora e meia sob o lema supra citado. Tendo por objetivo chamar a atenção de todos para esta temática de grande importância: a proteção das nossas crianças. Através de conversas interpares procurou-se sensibilizar e prevenir os participantes para a questão tão particular.
Apesar de abril ser considerado o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, ele tem de ser encarado com o mesmo afinco durante os outros meses do ano.
As estatísticas divulgadas pela APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) referem o apoio dado a 9 085 crianças vítimas de crime entre 2022 e 2024, o que dá uma média de 8 crianças por dia. Sendo 60% do sexo feminino. Outro dado inquietante, é que 38,3% das vítimas eram descendentes da pessoa agressora.
Contudo, a APAV teve conhecimento de um total de 16.493 crimes e outras formas de violência contra crianças e adolescentes entre os 11 e 17 anos de idade através de queixa apresentadas por telefone, e-mail, online e presencialmente.
Nota: a APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes. A Linha de Apoio à Vítima, 116 006, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 23h00.