Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim

Os alunos do 2º ano do EB, assistiram e envolveram-se no espetáculo infanto-juvenil “Volta à Europa em 49 dias”, realizado na Biblioteca da Sede do Agrupamento na manhã do dia 8 de maio, véspera do Dia da Europa/ Dia da União Europeia. A representação esteve a cargo da CEM Palcos e Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, que dramatizou a viagem, com partida em Canas de Senhorim, de dois jovens ciclistas: ela luso-alemã e ele argentino, na descoberta da Europa.

Os países iam sendo revelados através de características culturais, cenários de paisagem, símbolos identitários, etc. Assim, a Noruega surge pela coreografia de uma aurora boreal, os Países Baixos surgem pela apresentação da pintura de Vermeer “A rapariga com um colar de pérolas”, a Alemanha é identificada pela Bola de Berlim e por um caco do Muro de Berlim, a Suécia é representada por um cenário todo de branco com o aparecimento das renas e por aí adiante, a Hungria é reconhecida pelo impedimento da entrada no Espaço Europeu do ciclista argentino… As planícies ibéricas, os Alpes e os Pirinéus são identificados pela representação dos atores, etc.

A interação com a plateia vai-se intercalando com a representação. Por exemplo, quando os ciclistas chegam a Bruxelas (Bélgica) dirigem-se ao Parlamento Europeu e, no palco, é simulada uma sessão em que os alunos assumem o papel de deputados com o dever de votar em duas propostas lançadas pelos ciclistas.

Outra situação de participação ativa acontece no final da viagem, em Canas de Senhorim (Portugal), quando a patrocinadora da Volta dá uma conferência de imprensa e os jornalistas/ alunos colocam questões de vária natureza.

Curiosidade, coragem e persistência, são os temas abordados que levam os jovens à reflexão do que é ser europeu ou a importância de viajar para conhecer lugares e o seu EU. À chegada, os protagonistas verificam que não são os mesmos que partiram.