Dia mundial da poupança 2025
Este evento, foi assinalado na nossa Escola no passado dia 31 de outubro, com o objetivo de sensibilizar os consumidores, neste caso jovens do ensino secundário, para a necessidade de disciplinar o orçamento disciplinar e aumentar as poupanças.
Através de uma palestra, orientada por três oradores, falou-se do ato de poupar as finanças pessoais, conduzindo a plateia a refletir sobre o conceito de poupança: “Poupar, o que é? O poder das boas decisões”, no ato de adquirir um bem, ou “Do Hábito à Liberdade Financeira” e “Viver ou sobreviver?”, a perspetiva de uma trabalhadora, recém-entrada no mercado de trabalho, na hora de fazer um orçamento familiar.
Esta é uma data que nos recorda a importância de fazermos escolhas conscientes no uso do dinheiro e de desenvolvermos hábitos financeiros responsáveis, tendo em conta que a poupança se inicia com pequenas mudanças de comportamento e com uma revisão cuidadosa das despesas. Se bem que a educação financeira tem de ser uma prática familiar, compete à escola aprofundar o tema, que neste sentido, está integrado na dimensão “Literacia Financeira” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Em Portugal, esta iniciativa só se passou a assinalar de uma forma assídua a partir de 1969, ainda que ela se tenha iniciado em 1924, em centenas de países.